Motor de Busca preferido dos portugueses

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cinco anos de presidência de Luis Filipe Vieira II


Em entrevista ao site oficial do clube, Luis Filipe Vieira aborda os seus cinco anos de mandato à frente da presidência do Sport Lisboa e Benfica. Das suas palavras destaca-se o facto de ele referir que tem obra feita e que ajudou a devolver a credibilidade ao clube.

Ao contrário de anos anteriores, em que colocou a fasquia a alto nível, refere que encara com optimismo o projecto do futebol do Benfica, não se alongando muito a falar do tema visto que, agora, já não é a sua área.

No entanto, afirma que um dos objectivos que ainda falta cumprir é a devolução dos exitos e vitórias

É, julgo eu, um discurso de "pré-campanha" para umas eleições que ele sabe, podem vir a ser muito díficeis…

Se quiserem ler toda a entrevista cliquem aqui

Cinco anos de presidência de Luis Filipe Vieira

Por mim, confesso que não sou um dos críticos mais ferozes. Mas também não sou dos maiores fãs de Vieira. Retirando aquela época que passou, em que me apeteceu "mandá-lo para a rua", até aceito o seu trabalho. Cinco anos depois da sua tomada de posse, o seu trabalho pode ser analisado como globalmente positivo mas com certos aspectos marcadamente negativos.

Depois dos "fantásticos" condados de Manuel Damásio e Vale Azevedo, o trabalho que Vieira tem feito é muito importante para relançar o bom nome do clube que, infelizmente, andou "na lama" nos anos 90.

Positivamente, a recuperação financeira é, sem duvida, o elemento - chave. É que aliada a esta recuperação vem a credibilidade. Foram vários os projectos e/ou estratégias de marketing que foram postos em prática com bons resultados, permitindo a recuperação financeira que, ano após ano, verificamos como cada vez efectiva.

O novo Estádio da Luz é uma realidade, o Centro de estágio do Seixal também, já para não falar no interessante projecto que é a Benfica TV. A cotação em bolsa, o novo cartão de sócio e o "recorde" do Guiness são outros projectos de sucesso.

No entanto, do ponto de vista desportivo, não podemos falar da mesma forma. Os erros de estratégia e planificação sucederam-se a tal ponto de colocarem o seu lugar em perigo mesmo tendo em conta o excelente trabalho na vertente directiva.

Entrou Veiga ganhámos títulos (sem gostar do estilo dele, a verdade é que ganhámos) e fizemos uma fabulosa campanha europeia; Saiu Veiga começamos a declinar...

A razão não é a saída deste. É, antes de mais, o facto de ser Vieira a pegar e a gerir desportivamente o clube. Não sabe, ponto! Apesar de tudo, é indissociável o facto de ter sido ele a romper o maior jejum de títulos que o Glorioso viveu...

Felizmente, este ano conseguiu entender que não tem o perfil adequado e, talvez por isso, tenha conseguido que Rui Costa gerisse o nosso futebol. Ainda é cedo para conclusões mas, penso que Rui Costa foi uma boa escolha…

Posto isto, e em jeito de conclusão, refira-se que existe um trabalho globalmente positivo. Quanto à má gestão desportiva de anos anteriores tem, agora, espero eu, muitas hipóteses de sucesso....


PS - Vale a pena lembrar Manuel Vilarinho. Quanto mais não fosse por ter convidado e apoiado Vieira neste caminho que ele tem tomado. Mas ele fez mais que isso...por isso, se Vieira tem nota positiva,também o deve a alguém que lhe criou as bases para esse trabalho...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

No rescaldo da jornada II

Este post apenas serve para referir que o futebol português encaminha-se de novo para a podridão do costume!
O FCPorto perdeu no sábado frente ao Leixões mas a vergonha que se verificou ao longo dos noventa minutos é inadmissível. Só não vê quem não quer...
Um penaltie que me custa a entender que seja assinalado, um golo tão legal mas tão legal invalidado (repare-se na posição e acção do auxiliar), inúmeras faltas inexistentes marcadas junto à área do Leixões para o "especialista" Bruno Alves bater (sim, foi o que valeu)...Enfim!!!Uma arbitragem que nem foi habilidosa...foi escandalosamente e escancaradamente virada para o roubo de Igreja.
Para cúmulo, no Domingo, em pleno estádio da Luz, como foi possível ao árbitro não ver aquele penalti?!? Eu quero acreditar na incompetência mas o seu grau de parentesco com o Sr. Paulo Costa (irmão) diz tudo...
Contra o Sporting e Leixões também ficou uma grande penalidade por assinalar a nosso favor. Ou seja, desde há três jogos, na Liga, que nos tentam impedir de vencer...Felizmente não têm conseguido!!!E só espero que continuemos a lutar e a mostrar (embora jogando um pouco melhor)que não nos irão abater com estes jogos de bastidor que já cheiram a podre...
Vejam o vídeo com os lances da podridão do Dragão:
Verifiquem como é possível não assinalar este penaltie:

No rescaldo da jornada...

Ao fim de seis jornadas tivemos a primeira jornada saborosa a 100%. Vencemos um jogo que, admita-se, por culpa própria mas também com muito mérito da Naval, se foi tornando difícil e quase impossível de ganhar; O Porto sofreu a primeira derrota na Liga Sagres, e logo em casa, contra o surpreendente Leixões; e o Sporting empatou em Paços de Ferreira e mostrou que está mesmo fraquinho;

Para mim, o que é certo é que estamos no bom caminho. Pelo menos na classificação. Porque, verdade seja dita, não gostei do nosso jogo, como aliás não tenho gostado de certas situações nos últimos jogos. Senão vejamos:

- Nos últimos quatro jogos, empatámos três e vencemos tangencialmente apenas um!
- Ao longo desses jogos (excepto Penafiel que ficou em branco), estivemos sempre em vantagem e deixámo-nos empatar em três ocasiões;
- A equipa recua muito após estar em vantagem;
- Algumas marcações estão a falhar, principalmente na zona intermédia onde deveria existir maior cobertura;

No entanto, podemos retirar aspectos positivos destes últimos encontros. Destaco, essencialmente:

- Atitude. Melhorou muito desde aquele jogo muito pobre contra o Penafiel, ao ponto de conseguir recuperar e vencer a 5 minutos do fim, como aconteceu ontem.
- Organização táctica. Em certos períodos do jogo, contrastando com os períodos menos bons, verifica-se um Benfica muito diferente do passado, com lampejos de equipa e algum bom futebol.
- Aparecimento e destaque de alguns jogadores: Yebda e Reyes, Suazo a espaços e Sidnei, começam a surgir e a mostrar que este ano as contratações foram caras sim, mas não ao desbarato. Outros, como Nuno Gomes (renovem com o homem por favor!!!) e Luisão, principalmente o primeiro, surgem em bom plano, recuperando aquilo que os levou a serem considerados jogadores essenciais à equipa.
- O discurso de Quique Flores. Continua sóbrio. Fizemos dois excelentes jogos com Sporting e Nápoles e não começou a criar falsas expectativas. Mantém-se humilde e coerente nas suas ideias.
Em suma, continuo a acreditar que vamos melhorar. Sempre disse que, se ao fim das primeiras jornadas estivéssemos na linha da frente da classificação, conseguiríamos estar bem posicionados para, mais à frente, podermos dar o salto na classificação rumo ao primeiro lugar

Benfica 2 - 1 Naval



FICHA DO JOGO

Estádio da Luz, 26 de Outubro de 2008 (19:00h)

Árbitro: Rui Costa (Porto)

Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Ruben Amorim (Di Maria, 54m), Carlos Martins, Yebda (Katsouranis, 67m) e Reyes; Suazo (Cardozo, 65m) e Nuno Gomes.

Naval: Peiser; Carlitos, Paulão, Diego (Fabrício Lopes, 66m) e Dudu; Alex, Lazaroni e Baradji; Davide (Marinho, 57m), Marcelinho e Bolívia (Michel, 75m).

Ao intervalo: 0-0

Golos: 1-0 por Luisão (71m); 1-1 por Marcelinho (81m); 2-1 por Cardozo (85m).

Disciplina: cartões amarelos para Dudu (60m) e Carlitos (72m).

Resultado final: 2-1

domingo, 26 de outubro de 2008

Herta Berlim 1- 1 Benfica




FICHA DO JOGO

Estádio Olímpico de Berlim, 23 de Outubro de 2008 (19:30h)



Árbitro: Paul Allaerts (Bélgica)

Hertha Berlim: Drobny; Chahed, Friedrich (Kaká, 53m), Simunic e Stein (Pantelic, 66m); Darbai (Kacar, ao intervalo), Santos, Lustenberger e Nicu; Raffael e Voronin.

Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Binya, Katsouranis (Carlos Martins, 65m), Reyes (Urreta, 73m) e Di María; Nuno Gomes e Cardozo (Suazo, ao intervalo).

Ao intervalo: 0-0.

Golos: Di María (50m) e Pantelic (73m).

Disciplina: Cartões amarelos para Di María (51m) e Kacar (58m)

Resultado final: 1-1.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sorteio da Taça de Portugal

Do sorteio da taça, antes de mais, é de frisar que, à quarta eliminatória exista já um Sporting - Porto. Depois, indo directo ao que nos interessa a nós, o sorteio acabou por nos ser deveras favorável (ou não), ao recebr o Aves em casa.

Apesar do mau jogo com o Penafiel na memória, acredito que os jogadores terão aprendido a lição e queiram oferecer ma boa exibição nesses jogo. Pelo menos os que jogam menos vezes, de modo a que, como eu acredito, se tornem alternatvas verdadeiramente válidas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ainda a "Vitória" de ontem...

Ainda hoje não acredito que foi não difícil vencer aquele jogo.

Tínhamos equipa, apesar de ser segunda linha, para dar quatro ao Penafiel!!! Isto, diga-se, sem desprimor por uma equipa que já venceu a lagartada e a tripeirada em tempos...

Mas é que podíamos ter feito melhor...bem melhor.

Não sou daqueles que gosta de criticar A ou B pelo que aconteceu. Já ouvi que o Di Maria é o culpado, ou o Makukula porque fartou-se de falhar, o Miguel Vítor porque não ataca, o Bynia (apesar de ele ser mau) porque não sabe jogar...Enfim!!

A culpa foi da falta de humildade que já vem do jogo de Leixões. A famosa humildade que, diga-se, Quique Flores apela constantemente aos seus jogadores, sem esquecer que é sempre para ganhar, sem medo do adversário.

Esta tem sido, julgo eu, na minha humilde opinião, a chave das más exibições dos últimos jogos e, especialmente, a fraquissíma demonstração de ontem. Porque jogar com Luisão, Sidnei, Amorim, Léo, Di Maria, Balboa, etc, etc, tem que chegar para vencer o Penafiel ou qualquer equipa da primeira Liga e "arredores"...

Nós somos o Benfica. Somos grandes, e vestir aquela camisola não é para qualquer um. Jogamos sempre para ganhar, com respeito pelo adversário mas nunca com medo ou "bazófia". O Penafiel e os seus jogadores vieram cá para desfrutar do Benfica e do seu estádio e quase que ganhavam...
Não quero (nenhum benfiquista quer) é este Benfica presunçoso...quero o Benfica que com mestria e classe limpou o Sporting e venceu o segundo classificado do Calcio...porque se for esse Benfica a entrar em campo, ninguém tem dúvidas que vai longe...muito longe...

Benfica 0 - 0 Penafiel (5 - 3 após g.p)



FICHA DO JOGO

Estádio da Luz, 19 de Outubro de 2008 (20:30h)

Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

Benfica: Moreira; Miguel Vítor (Katsouranis, 78m), Luisão, Sidnei e Léo; Ruben Amorim e Bynia; Balboa (Suazo, 56m), Di María e Urreta (Reyes, 56m); Makukula

Penafiel: José Eduardo; Pedro Moreira (Vagner, 118m), Costa, Ginho, José Nando; Vítor, Bruno Madeira (Alexandre, 61m), Léo Oliveira (Quim, 80m) e Luís Dias; Ferreira e Michel

Ao intervalo: 0-0

Disciplina: Cartões amarelos para Bynia (22m), Michel (37m), José Nando (39m), Sidnei (45m), Alexandre (79m), Dias (89m), Katsouranis (105m), Di María (106m), José Eduardo (113m) e Vítor (117m)

Resultado no tempo regulamentar: 0-0

Resultado no prolongamento: 0-0

Resultado nas grandes penalidades: 5-3

domingo, 19 de outubro de 2008

António Lobo Antunes e o Benfica

Ontem, excepcionalemente, comprei um joral depsortivo.

Comprei "A Bola" de ontem porque Vitor Serpa (director do jornal) teve a brilhante ideia de entrevistar um dos grandes escritores nacionais, de seu nome António Lobo Antunes.

Das suas palavras destaco três ou quatro ideias:
- Qual a equipa que mais o entusiasmou?
A que venceu a primeira Taça do Campões(...)"O Coluna era admirável. Que grande jogador"

- E a selecção?Não sente a selecção?
"Sou quase como o José Cardoso Pires. Ele dizia, não sou do benfica, sou do Nené. Eu digo: não sou da selecção, sou do Benfica".

- Masjá não gosta tanto do Benfica...
"Sabe, gosto deste treinador. Do Quique Flores. Li umas coisasde que gostei(...) Gosto muito e admiro Rui Costa(...)tem um amor muito grande ao clube".

- O FCP roubou o comando ao Benfica...
O FCP tem um problema. Tem sucesso e não consegue ter uma dimensão nacional. Continua a ser um clube regional com sucesso.

Não sentindo o amor que sentia pelo seu Benfica há alguns anos atrás, Lobo Antunes demonstra-nos ao longo desta entrevista o quanto ainda adora o seu clube, não escondendo, appesar de tudo, a sua mágoa pelo caminho que o futebol está a levar (e o seu Benfica também).

No entanto, está crente que com esta equipa técnica e desportiva, o nosso Benfica está no bom caminho...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quem não se lembra deste Senhor?

Ao pesquisar pelo mundo da blogosfera benfiquista, encontrei várias referências a uma pequena entrevista de Mats Magnusson ao jornalista da SIC (que eu não vi), aquando da visita da selcção nacional à Suécia...

Quando questionado sobre se costuma ligar ao Benfica, foi peremptório e, em bom português (melhor que muito conterrâneos meus)disse que uma vez Benfica, sempre Benfica...




Muito obrigado por tudo o que deu ao nosso clube Sr. Mats Magnusson...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Leixões 1 - 1 Benfica



FICHA DO JOGO

Estádio do Mar, 6 de Outubro de 2008 (21:00h)


Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

Leixões: Beto; Vasco Fernandes (Paulo Tavares, 83m), Nuno Silva, Elvis e Laranjeiro (José Manuel, 57m); Roberto Sousa, Bruno China e Hugo Morais; Braga, Marques (Diogo Valente, 68m) e Wesley.

Benfica: Quim; Miguel Vítor, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Carlos Martins (Ruben Amorim, 65m), Yebda, Katsouranis e Reyes (Di Maria, 8m); Cardozo e Nuno Gomes (Binya, 84m).

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Cardozo (32m); 1-1, Wesley (88m).

Disciplina: Cartões amarelos para Katsouranis, Bruno China e Quim.

Resultado final: 1-1

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

É para durar....

Depois desta interessante vitória podemos fazer um pequeno balanço do que tem sido o Benfica até agora. Eu não esqueço que quando comecei este blogue, fui fazendo algumas críticas (embora suaves:) à gestão desportiva do glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Ainda tenho algumas reservas porque isto ainda agora começou. No entanto, os jogadores que constituem o nosso plantel tem qualidade indiscutível na sua maioria e, melhor, o plantel é equilibrado na maioria das posições (excepto lateral direito, apesar dos bons jogos do Maxi).

Há tempos referi que Quique estava a demorar a encontrar um onze base e que andava em muitas experiências. No entanto, assim que começaram os amigáveis "mais a sério" a equipa começou a responder melhor para depois, já oficialmente, ter um início periclitante. Muita gente, eu inclusive, achou que este início menos bom iria estragar tudo.

No entanto, e felizmente, estamos na luta directa pelo campeonato ao fim das quatro primeiras jornadas, mesmo após jogarmos com Porto e Sporting. Pela primeira vez, em muitos anos, o Benfica começou o campeonato em boa posição, mantendo-se a nível de tabela classificativa, junto aos ses rivais de sempre!

É, efectivamente, um fantástico momento que a nossa equipa atravessa!

O que mais nos faz sentir assim é ver e forma como os adversários e a comunicação social nos tratam. Com muito respeito é certo, mas sempre prontos a por a pata quando perdermos pontos.

E é seguro que isso vai acontecer...ninguém com um dedo de testa vai pensar que está tudo ganho e que agora é sempre a subir. Nada mais errado! O que temos a fazer é precisamente o contrário. Olhar para o futuro com optimismo e confiança mas sempre com base no trabalho e concentração porque isto ainda agora começou.

Só digo é o seguinte: Cada vez mais confio no trabalho de Quique Flores. É sincero, aparentemente humilde, afável e responde sempre às perguntas que os jornalistas fazem(mesmo às sanguessugas verdes e azuis que andam ai espalhadas), por muito incómodas que possam parecer.

Posto isto, segunda espero estar como hoje: "inchado" por mais um bom jogo do Benfica, de preferência ainda a jogar melhor, sabendo, apesar de tudo, que este jogo vai ser o mais difícil até agora: é aquele onde temos que combater a ansiedade e o excesso de confiança!

Eu acredito que, mesmo que não a este nível exibicional, vamos trazer de lá os três pontos e, se tudo correr bem, a liderança do campeonato!

Benfica 2 - 0 Nápoles