Motor de Busca preferido dos portugueses

segunda-feira, 23 de março de 2009

Ele está de volta!!!


Esta vitória digo-vos valeu, acima de tudo, para ver que Quim está aí e de volta!

Com todo o respeito que o Moreira merece, Quim é o nosso melhor guarda -redes, alguém que ao longo da sua carreira, sofreu diversos contratempos que nunca o levaram à desistência, nem tão pouco à vitimização da sua pessoa.

Calado, trabalhador e honesto, fi sempre lutado contra tudo e contra todos. A suspensão antes do Mundial, o caso com Koeman, a lesão antes da estreia no Europeu onde poderia ser titular(acho mesmo que iria ser) e, já este ano, a má forma que o levou ao banco. Tudo momentos que nunca o learam a desistir.

É a sua maneira de ser e estar no futebol e no clube que me faz ser um grande admirador das suas qualidades...

PS - Atenção. este post não pretende ser uma ode à titularidade do Quim. Moreira tem estado bem e agarrou o lugar. Mas Quim está aí e quem ganha é o Benfica!!!!

Depois do triunfo...

Vencer o Sporting é sempre bom!

Mas vencer assim não é nada bonito...

É pois um misto de estranhas sensações que tenho dentro de mim ainda que já tenham passado dois dias da final da Taça da Liga.

Mas atenção! Com isto não estou a dizer que eles são coitadinhos e têm razão para estar indignados, blá, blá, blá...

Apenas considero que custa perder assim e que, na altura, certas declarações se compreendiam.

Mas alto aí e para o baile, quando toca à nojeira do costume...

"Fomos roubados", "É sempre a mesma vergonha", e a melhor de todas: "Não falarei mais com Lucílio Baptista"...Ridículo este desabafo não?!?Digno de um menino da 3ª classe quando o outro lhe rouba um chupa-chupa...

Sejamos sérios!Este árbitro é mau há muitos anos. Desde que me lembro, ele tem feito péssimas arbitragens e, diga-se, muitas vezes, com claro prejuízo para o Benfica! Mas, agora que eles provaram o veneno, ele já é mau, já é um traste, um ladrão, etc., etc.

Não vale a pena estar a dar muito mais tempo de antena a isto. Não é merecido e é, aliás, cansativo. O objectivo de tanto carpir sabemos nós qual é! Paulo Bento foi elucidativo :"Deixem-me ao menos lutar pelo 2º lugar".

Primeiro, é um discurso derrotista que agrada aos seus consórcios...Segundo, é de alguém que sabe e que está habituado a tamanha carpideira quando se sente prejudicado.

E isso que, efectivamente me preocupa. Depois de Sábado, está garantido que o Sportém ganhou o 2º lugar no Campeonato....

Senão vejamos. Quando estamos em disputa, pelo menos, do segundo lugar, vamos ser ainda mais espoliados (sim, fartos de ser gamados estamos nós e não o clube da Tranquilidade, passe a publicidade)...

E aí, como até agora, atiram-nos à cara um jogo que passou, em que, sim senhora, fomos beneficiados, mas que, no fim de contas, pouco vale em comparação com a conquista do título ou dos milhões a champions...

Enfim... a tripeirada continuará a viver de rendimentos alheios, passando incólume perante uma comunicação social vendida (e um zebórdeim também) que, quando foi o caso Yebda no Dragão, ao fim de dois ao três dias, se esqueceu de tal roubo de igreja...E depois de Sábado fará o mesmo?!?Obviamente que não...Estamos a ver que, dois dias depois, a tourada continua...

Sendo assim, estou contente pela vitória mas ciente que nos esperam 8 jornadas de absoluta roubalheira...

PS - O facto de ter sido o Lucílio o escolhido para tal desígnio é elucidativo do que escrevo...O homem que nos roubou no Dragão, no Bessa, em Alvalade, Guimarães, Braga, etc etc (sim, este sacana pilhou-nos um pouco por todo o país) beneficiou-nos uma vez, e descaradamente...Até nisso, fomos queimados! O labrego acabou de lavar as suas mãos e, em fim de carreira, passarão impunes todas as vigarices que cometeu perante o eternamente maior clube do mundo....

domingo, 15 de março de 2009

Um texto para ler com atenção

Este texto é da autoria de Rui Cartaxana. Foi escrito dia 5 de Março de 2009 no jornal Record e nele se faz alusão à fantástica e grandiosa actividade circense (ou não!) que se passou à porta do tribunal de Gaia, onde PC e Augusto Duarte estão a ser julgados no âmbito do processo "Apito Dourado".
Reza o texto:

As últimas cenas passadas dentro e fora do Tribunal de Gaia, onde estão a ser julgados por corrupção os srs. Pinto da Costa, presidente do FC Porto, Augusto Duarte, árbitro de futebol, e António Araújo, empresário de jogadores e "homem de mão" do presidente têm qualquer coisa de "dejá vu".
Algures noutras paragens, mais mediterrânicas e mais violentas, com base em dinheiro vivo, que passa de mão para mão com fins misteriosos em misteriosos envelopes, acontecem, de facto, cenas assim. O silêncio é a grande lei da família e testemunha que se atreva depor contra alguém do grupo (contra o chefe então, é impensável) é hostilizada e agredida, se não lhe acontecer pior, porque por ali só o silêncio é soberano e contra ele ninguém pode, nem os senhores da capital.
Todos nós já vimos coisas assim em cinema, só que agora temos ali a coisa ao vivo dada em directo e, mesmo se o guião não é tão radical, não faltam por cá os personagens estranhos e as situações. A testemunha maldita, Carolina, apesar de protegida (?) pela Polícia, acaba insultada e agredida por "populares", o agente da autoridade (árbitro) alegadamente corrompido não comparece, invocando misteriosa doença. O pior é que a sua versão não joga com a do alegado corruptor e figura central do drama (segundo ele, árbitro, foi apenas "tomar um cafézinho e ter uma conversinha" com presidente, precisamente na véspera de ir arbitrar um jogo com o FC Porto. O qual, presidente, "explica" tudo com um encontro de aconselhamento, a pedido do árbitro, "coisas familiares". Não falta, sequer, a figura do intermediário, engajador e "homem de mão", o fiel Araújo, presente em tudo e para tudo, ou a irmão-gémea, que trai a outra gémea, Carolina, a troco de benesses do "homem", vai depor contra o "próprio sangue" e corre com os jornalistas fazendo-lhes um gesto obsceno com o dedo da mão espetado. Tudo gente fina. Como se vê.
Pairando sobre as cabeças destes personagens de ópera bufa andam 2 500 € em cinco notas de 500, que a então doce Carolina diz que meteu num envelope a pedido do então marido e presidente para ofertar, com o "cafezinho", ao pobre Augusto Duarte, que eles precisava, vá-se lá saber para quê em conjuntura de tantas e tão grandíssimas dificuldades como as que vivemos.Alguém percebeu aquela do presidente dizer agora em tribunal que sabia muito bem que tinha o telefone sob escuta? Estaria assim tão certo de que as escutas eram "ilegais"?

Este jornalista é dos poucos que vão lutando e tentando mostrar o caminho da verdade desportiva. É, no entanto, pouco. Tendo em conta que existe uma numerosa classe jornalística, custa que apenas um ou outro jornalista se apresente como sério e honesto, ao ponto de esquecer o politicamente correcto, para descrever e opinar seriamente.

O título fica cada vez mais longe...

É sempre bom se existir alguém que acredita que ainda poderemos chegar ao título. Eu, pessoalmente, e infelizmente, não acredito!

O FCorruptos do Porto venceu hoje e, por isso, cinco pontos de distância, em 24 possíveis, tendo em conta os nossos indices exibicionais e calendário, é praticamente impossível. Digo isto porque fomos, inclusive, ultrapassados pelo Recreativo de Albergaria dos Doze...
De qualquer forma, não vou pelo mesmo diapasão de muitos comentários e opiniões que se têm ouvido após a derrota. Foi uma derrota dura, um sinal de desrespeito pelos benfiquistas, principalmente pelos 47 mil presentes na Luz, mas daí a começar a desancar a torto e a direito e querer a cabeça deste ou aquele, não vou por aí…
O mal do Glorioso não está em ter Quique como treinador, nem Rui Costa como Director, nem porque joga o Cardozo e não o Suazo (ou vice-versa), nem porque joga A e não B...
É um problema estrutural e de mentalidade, de dinâmica de vitória que tem faltado e muito, para os nossos lados...
Há que ter coragem de assumir o que está menos bem e lutar para que essas coisas melhores...
Não considero Quique um mau treinador nem culpado de tudo! Aliás,o Benfica não ganha há muitos anos e Quique nunca cá tinha estado antes. Não esqueçam que ao mandá-lo embora, apenas estamos a contribuir para começar tudo de novo no próximo ano..
Terá que vir novo treinador, nova filosofia e modelo de jogo (sim,não parece, não gostamos muito, mas já existe um modelo de jogo), novo camião de jogadores, etc. etc. Tudo factores que apenas e só, nos levarão a que, certamente, e mais uma vez, comecemos nova época cheio de esperanças, que rapidamente se diluirão em novas desilusões...

Não estou com isto a defender que ele é intocável ou não tem culpa nenhuma. Longe disso. Ele ontem errou, ele já errou várias vezes…Só que a estabilidade não tem existido o nosso clube...
Por último, e voltando à "vaca fria", não fossem certos erros de arbitragem, estaríamos ainda bem na luta pela vitória final...se não mesmo à frente.
Não temos é a sorte de ter "boa imprensa" como certas cavalgaduras vestidas de verde que escamoteiam tudo o que é apitado em nosso prejuízo...fosse o Sporting o prejudicado e outro galo cantaria...aparecia logo um chorrilho de comentários intra e extra direcção a culpabilizar o sistema que tanto os tem prejudicado, mesmo que esse sistema seja liderado por aqueles com quem fazem negócios ou aqueles com quem se sentam em tribunas VIP em amena cavaqueira, ou até por aqueles que os enganam, fazendo acordos de antecipação de jogos devido a jogos que já não vão ser realizados…
Quanto aos ladrões e corruptos de azul nem se fala! Esses abusa da imprensa portuguesa, principalmente a que está sediada no Norte, toda ela submissa, quer seja, quer não seja da sua cor clubística (BC a presidente assusta!!!!).
Não quero com isso escamotear uma derrota e uma mais que provável desilusão no fim da época. Mas, quando nada jogamos e perdemos (como acontece com todos os clubes da Europa, Mundo e arredores), ao lembrarmo-nos daquilo que nos tiraram e que era nosso por mérito, não custa pensar que apesar desta derrota podíamos estar melhores?!?
A mim custa, e por isso é que não consigo fazer uma análise tão quente e explosiva contra quem lidera o meu clube. É que os pontos tirados ao Benfica não lhe iriam fazer falta só nesses momentos. Nestas alturas em que perdemos, em que vemos o líder destacar-se, e em que se começam a fazer os balanços de época também se pode ver a falta que esses pontos que nos foram tirados poderiam fazer…
De qualquer forma, a vida faz-se caminhando em frente. Sábado haverá Taça da Liga contra o Sporting. Espero que vençamos o jogo e apaguemos a má imagem deixada este fim – de – semana…