Este sábado à noite, apeteceu-me ficar por casa a ver um pouco de Tv. Fiquei a ver um excelente filme, de seu nome Em nome do Pai, uma história verídica de quatro jovens irlandeses, mais o pai de um deles, que são presos injustamente, acusados de praticar atentados terroristas. Resta referir que a acção desenrola-se ao longo dos anos 70.
No entanto, e mais importante para o conteúdo deste blogue, como podem ver na imagem, é o facto de numa das cenas em que Daniel Day-Lewis (um dos jovens presos), em diálogo com o pai na cela, aparece pendurado um galhardete do Sport Lisboa e Benfica.
Só por si, o facto de aparecer uma imagem referente ao Glorioso num filme desta envergadura enche-nos de orgulho. No entanto, e se quiserem verificar através de imagem in loco, não só aparece, como também é imagem central, juntamente com Day-Lewis durante grande parte do diálogo.
Ou seja, o galhardete em posição de destaque em relação às fotografias e outros elementos identitários com que os cineastas costumam construir os prisioneiros. E nós sabemos como nos filmes todas as imagens são trabalhadas ao pormenor...
Somos grandes...somos os maiores...e mesmo afastados das vitórias ao longo dos últimos anos, continuaremos sempre a sê-lo, por muito que isso custe aos nossos adversários...
Sem comentários:
Enviar um comentário