Motor de Busca preferido dos portugueses

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Viva o Futsal


Campões, campeões, nós somos campeões!!!
Campeões da Europa de Futsal, depois de vencer o Interviú por 3-2, numa partida onde, diga-se, fomos sempre, mas sempre superiores aos espanhóis que, para a maioria dos adeptos, é a melhor equipa de futsal do mundo (na minha opinião também o é).
Que jogo de luxo, onde todos funcionaram como equipa. Poucos erros colectivos, e os poucos que existiram, foram suplantados pela exigência e capacidade de luta de toda a equipa. Se atentarmos, e quem viu o jogo percebe o que digo, em nenhum momento estivemos por baixo do jogo. A baliza de Luis Amado (que "keeper")esteve sempre na mira, ou em ataque organizado ou em puro contra-ataque.


Aí esteve a chave do jogo. A capacidade defensiva do glorioso roçou a perfeição, permitindo sempre ter a bola e contra-atacar a baliza adversária com perigo e qualidade de jogo. Eu tinha medo, confesso, que após os nossos golos, à medida que o jogo fosse avançando, a equipa recuasse no terreno e quase que abdicasse de atacar.
No entanto, o que vi deixou-me fascinado, principalmente após o 3º golo. A equipa não abdicou de ter a bola e atacar a baliza de Amado. Obviamente que é sempre a melhor estratégia mas, do ponto de vista psicológico, os jogadores poderiam ter sentido o medo de algo correr mal, recuando dessa forma no terreno. Mas não. Foram personalizados e verdadeiros heróis, cientes do seu valor individual e colectivo.

A nível da equipa, permitam-me destacar 2 ou 3 jogadores. Toda a equipa esteve fenomenal e, ao destacar alguns jogadores, não estou a minimizar os outros. Bébé porque em momentos chaves segurou a vantagem da nossa equipa; Joel porque foi maduro e criou desiquílibrios nas bolas paradas. Arnaldo pelo golo que marcou e pela velocidade que imprimiu ao nosso jogo; Davi por ter sido o MVP mas, porque, acima de tudo, foi gigante em todos sectores do campo. Mas, pronto, é difícil esquecer Gonçalo, Pedro Costa, Ricardinho (tem os "pézinhos" maravilhosos), etc, etc...

Para terminar, resta-me dizer que todos estes atletas são importantes e decisivos. Mas será justo dizer que este ano, as contratações de Davi e Joel foram marcantes. Porquê?Porque são jogadores que vieram dar um equilíbrio ao plantel que anteriormente não existia. Joel é um pivot diferente de César Paulo, jogando bem noutras posições. Davi é um excelente fixo, jogador que é capaz de pautar os ritmos e as jogadas, compensando bem com ou o Pedro Costa. Os restantes já lá estavam e,para mim, precisavam deste equilíbrio para poder atingir o nível de ontem.

Certo é que, posto isto, somos campeões, atingimos os objectivos e garantimos à UEFA que em Portugal organiza-se tudo muito bem.

Obrigado campeões...

PS -O jogo deu em directo na Eurosport2. Para quem não sabe, a Eurosport é um dos canais mais vistos em toda a Europa e também é vista por milhões em todo o mundo. Ou seja, com esta organização e com este fenomenal público, aliados à nossa vitória, mostrámos, uma vez mais, que somos tão grandes, mas tão grandes...e quem quis ver, viu!!!

Sem comentários: