Motor de Busca preferido dos portugueses

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tributo...

Esta segunda - feira foi lançada uma lista, pela IFFHS, onde estão os melhores guarda-redes do mundo em actividade entre 1987 e 2008. Salta à vista, desde logo, a excelente posição que Vítor Baía alcançou: um 10º lugar.

De facto, mercê desta posição alcançada pelo antigo guardião da selecção, Porto e Barcelona, a comunicação social fartou-se de referir a estatística e o resultado em questão, à "boa maneira portuguesinha", como se de um enorme troféu se tratasse.

Não quero estar a parecer injusto. Longe de mim. Baía foi, sem dúvida, um excelente jogador, um vencedor e merece o lugar em que foi colocado. Eu até acho que ele poderia ter ficado mais bem classificado.

O meu "azedume" vai para o comportamento da comunicação social que, pasme-se, esqueceu-se de referir que, entre os grandes senhores da baliza nos últimos 20 anos está um homem que tanto deu ao Benfica e ao futebol português: Michel Preud' Homme.

Ninguém pedia o espaço que foi concedido ao Baía, logicamente. Este é português. Agora, uma pessoa que, ainda hoje, fala do Benfica e do nosso país com carinho; alguém que sempre foi um exemplo para os jovens, dentro e fora de campo; alguém que passou seis anos da sua carreira num clube português merecia mais destaque.

No entanto, claro está, outro grande senhor (fantástico mesmo) da baliza, que apenas esteve cá um ano, mereceu honras de referência: Peter Schmeichel. Este, justamente, diga-se, ficou em segundo lugar atrás do enorme Buffon.

É, pois, uma pena que a nossa mentalidade ainda seja assim tão pequenina. Preud' homme foi um ás da baliza, alguém que, infelizmente, não teve o devido acompanhamento em campo do resto da equipa. Jogando em outras equipas do Benfica, em anos não muito anteriores, mais troféus tinha vencido pelo nosso clube.

Despediu-se dos relvados com a nossa camisola, aquela com que brilhou durante seis anos.

Obrigado Michel Preud'homme...

3 comentários:

Anónimo disse...

Tributo inteiramente merecido, amigo Hugo, o que presta a um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português e que salvou a nossa equipa de muitos apuros em momentos de declínio e muito conturbados.
Essa evocação do Michel agora lembrou-me do problema que actualmente temos na baliza, muito provocado pelo Quique, que tarda em devolver a titularidade a Quim, o nosso melhor guardião e que nos jogos todos que fez esta época não cometeu metade dos erros do Moretto em 2 partidas.
Aquele abraço,
Zé Amaral

Anónimo disse...

P.S. Falei no hóquei, mas para minha grande alegria os jogadores fizeram-me dobrar a língua e alcançaram frente ao fc do Porto uma bela vitória, à semelhança do que aconteceu hoje no basquet. Espero que seja para dar seguimento... Bem precisamos todos.
Abraço,
Zé Amaral

Hugo disse...

Amigo Zé Amaral

Concordo consigo. Quim é o melhor que temos. Nem é um guarda-redes mediano como alguns apelidam. É bom!

Para mim, estamos bem servidos de guardiões. Moretto será, na melhor das hipóteses, sempre a terceira opção e, Moreira, pela sua idade e trajecto, será o nosso guardião do futuro.

Agora, põ-se a questão. Quim, depois daqueles jogos menos bem conseguidos tinha que sair, até mesmo para protecção da sua reputação...

E, retirando aquele lance na Trofa, Moreira tem feito bons jogos. Não será, desta forma, fácil retirá-lo do posto...nem justo!!!

Mas, sem dúvida que Quim é memso o nosso melhor "Keeper"

Abraço e saudações benfiqustas,

PS- O Hóquei tem que fazer do jogo de quarta-feira uma constante e não uma casualidade como, infelizmente, me parece que tenha sido. De qualquer forma, estão de parabéns os nossos jogadores...